RIO DE JANEIRO - DOWNTOWN

O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.

Carlos Drummond de Andrade 




















Foto autoral

Detalhe do maior grafite do mundo feito por um só artista. Pintado no Boulevard Olímpico do Porto Maravilha, na Região Portuária, o trabalho do muralista Eduardo Kobra vem dando vida a um muro de três mil metros quadrados. Com o título “Etnias”, ele retrata cinco rostos, que representam os continentes que vão disputar as Olimpíadas. O mural será inaugurado no dia 4 de agosto, data em que a Tocha Olímpica chega ao Rio de Janeiro.

Fonte de pesquisa:https://diariodorio.com/o-maior-grafite-do-mundo-e-no-porto-maravilha-feito-pelo-kobra/

Comentários

  1. Oi Sandra, que fotos lindas, o escuro das águas sob a ponte está sensacional!!
    E esse grafite na última foto é espetacular!
    Obrigada por compartilhar e pelo carinho!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotos foram feitas por mi, Dalva. Mas o grafite, é o maior do mundo; fica no Porto Maravilha, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O nome do artista, que pintou sozinho o painel é Kobra. Eduardo kobra, um brasileiro.
      Vou deixar o link de uma matéria sobre a obra e seu criador, aqui. Vale muito a pena conhecer o trabalho. https://diariodorio.com/o-maior-grafite-do-mundo-e-no-porto-maravilha-feito-pelo-kobra/
      Beijos, amiga! Depois me diz o que achou?

      Excluir
    2. Dalva,
      Não saiu o link, mas você pode copiar e colar na barra de endereço. Ainda não aprendi a colocar link nos coments...sorry!

      Excluir
    3. Sandra, o link que colocou na foto funcionou, achei maravilhoso, impressionada dele fazer tudo sozinho. Adorei o vídeo também, perfeito!!
      Agora que li o nome do artista me lembrei dele de quando o ex "prefeito" de Sampa Doriana, mandou pintar de cinza trabalhos em uma avenida incluindo o do Kobra...Certas atitudes são inacreditáveis...e o sujeito se elegeu governador de São Paulo, triste, devem aprovar...
      Obrigada, dobrado, amiga!!

      Excluir
    4. Beleza!
      Vou postar outras imagens dele, adoro street art. Você aí em Sampa deve ter um vasto material de arte de rua; bem que podia nos brindar com um marcador "Fotografias de Sampa" no seu blog. Pensa nisso!

      Excluir
    5. Adorei a sugestão, no entanto tenho saído tão pouco de casa...ônibus, metrô, escadas, multidões me assustam um pouco por causa da condromalácia, morro de medo de cair. Mas qdo saio sempre fico de olho em possíveis cliques interessantes, vou achar um lugarzim pra postar, talvez no blog mesmo como sugeriu. Ainda não sei usar o Instagran, só agora estou com um smartphone e aprendendo (mais difícil é reter as informações) a usar hehehe Bjs

      Excluir
  2. Presumo que sejam fotos de Niterói...
    O contraste entre a igreja e os prédios é admirável e tocante!
    Gostei de ver, May.
    Beijos
    ~~

    ResponderExcluir
  3. Oi, Majo!
    Que bom receber sua visita aqui...você conhece a nossa cidade, então, né?
    A foto foi feita no antigo Cais do Porto, do Rio de Janeiro. Esta ponte atravessa para a Escola da Marinha. Não é extensa. Ao fundo a gente pode ver a ponte Rio Niterói.
    Fizeram uma revitalização na região Portuária, que agora é chamado Porto Maravilha. Ficou pronta para as Olimpíadas de 2016 e durante a obra muito dinheiro foi desviado e roubado... triste Brasil!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ótimas fotos Sandra, a zona portuária ficou uma maravilha de desperdício, está lá abandonada, tanta roubalheira, para um evento ou outro, a intenção era mesmo essa uma grande obra para um grande roubo. Isto é mesmo o retrato dos políticos safados do Brasil.
    Beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Léah!
    Você está inteiramente certa, uma grande obra para um grande roubo... as vigas do viaduto da perimetral sumiram, desapareceram como fumaça e ficou por isso mesmo.
    O meu propósito ao postar as fotos não foi de exaltar a obra, que como você, achei um desperdício; Mas sim, a beleza dos painéis, do mar, da natureza, enfim!
    Obrigada pelo seu comentário que colocou logo o dedo na ferida. Muito grata por isso!
    Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, concordo com o que disse em relação ao comentário de sua leitora Léah, um complemento ao belo que tem sua história e nem sempre nos questionamos o que está por trás de qualquer coisa. Assim caminha a humanidade.
      Comentário rico, que acrescenta!
      Fiz post novo (postão :D )
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Sandra, td bem?

    Que lindas fotos, imagens realmente belíssimas! Parabéns pelos cliques, gostei bastante!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde, querida amiga MAY!
    Ressaltei essa postagem sua no meu link abaixo.
    Muito interessante você ir divulgando o nosso RJ no que ele tem de mostra da sua cultura e valorização atual.
    Tenha dias venturosos e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e em
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2018/11/explosao-amorososa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Rosélia!
      Eu já fui lá e vi, vou entrar com mais calma pra comentar amanhã, tá?
      Muito obrigada. Logo vou postar as outras imagens que fiz do Rio de Janeiro.
      Beijos e ótima semana!

      Excluir
  8. Olá, querida menina fotógrafa MAY -rs!

    Como tem passado? Suas filhotas e neta? Por aqui, mta chuva e frio, o k é normal, e mto trabalho, que só abrandará antes do natal.

    Gostei de todas as fotos k você mesma fez, mas as duas primeiras e o grafite me impressionaram. Que grandão! O maior do mundo, como você afirmou. Está mto bem feito e tem significado, e isso é o mais importante.

    Qto a fazerem-se grandes obras, para alguns se aproveitarem, isso é transversal a quase todos os países do mundo, embora nuns mais do k noutros e seu gigantão faz "coisa/roubo" gigante, tb, infelizmente. Qdo há libertinagem, que mtos confundem com liberdade, é isso k sucede. Que vão roubar na Coreia do Norte ou em Cuba e vão ver o k lhes acontece.

    Parabéns por seu talento para a fotografia e para a escrita, que não deve deixar.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu .
      Bom receber notícias suas...
      Aqui hoje está um lindo dia ensolarado e muito agradável. Estamos na primavera e a chuva deu uma trégua rsrs
      Obrigada pelo seu comentário sobre a corrupção. O povo aqui fica mandando a gente pra Cuba que é pra não ter mais ninguém a cobrar, e eles roubarem à vontade... Até os poemas que a gente faz tem umas e outras querendo " surrupiar". Coitadas, na falta de talento e preguiça de ler e estudar, ou até mesmo consultarem o Sr Google, crescem os olhos no trabalho que a gente tem...
      Quanto a escrever...nao sei não sei.
      Querida, o que acontece que vi que saiu postagem sua mas quando entro encontro a mesma.
      Tenha uma boa semana. Bjs

      Excluir
    2. Céu,
      Quem começou a se referir a mim como May? Foi você ou a Rosélia?
      Estou me metamorfoseando em May mesmo, sabia?
      Reparou que o nome do blog é "FOTOGRAFIAS BY MAY" ?
      Pois é...

      Excluir
    3. Creio k fui eu, pke você me disse, que adoraria k a tratassem por MAY. Depois, eu disse a algumas blogueiras amigas, e umas assumiram, outras, não, mas a Rosélia é mto atenta e carinhosa e portanto lhe dá o nome k você mais gosta.
      May é um verbo em inglês, como sabe, e indica gentileza, permissão. May I come in?
      MAY tem delicadeza.
      Reparei, sim, e gostei mto do by MAY.
      Tudo certinho! Bisous, chèrie amie!

      Excluir
  9. Olá, querida MAY!

    Ah, que saudades eu tenho do sol, da Primavera e das flores!
    Eu já visitei Cuba, que tem, naturalmente, coisas bem positivas e para o povo, como, por exemplo a Saúde, k acho um setor importantíssimo a par da educação. Evidente k é um país pobre, no geral, e onde as pessoas têm medo de falar, de se expressar. É um povo pobre, mas mto alegre e há barzinhos com música por todo o lugar, onde se dança e canta todo o dia.
    As pessoas, a maioria, não tem talento para a escrita, embora se denominem de poetas. Sabem escrever, vogais e consoantes, (risos), mas depois como juntá-las e lhes dar sentido?

    Escreva, escreva, pke você tem veia talentosa e artística. Seus outos blogs já os removeu?

    Olhe, querida, eu estava trabalhando no próximo poema e em vez de clicar em guardar, cliquei em publicar. As minhas desculpas, mas foi lapso meu mesmo.

    Beijos, abraços e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz com sua presença, Céu!
      Já assisti vários documentários sobre Cuba, e gosto da música, gosto muito. Como eu gostaria de conhecer aquele país...acho que tenho alma cubana hem! (risos)
      Então quando sair o novo poema eu vou lá correndo, no seu blog...não em Cuba!
      Beijos e uma ótima semana, aussi!

      Obs: Hoje acordei me lembrando do curso ginasial, tempo em que a língua francesa predominava, depois vinha a língua inglesa. Eu acabei não aprendendo nem um nem outro idioma, mas gostava muito e era interessadíssima. Coisas da vida...
      Você me incentiva com sinceridade, e por isso sou grata.

      Excluir
    2. Embora eu não tenha mto tempo, nem mãos capazes, gosto de dialogar com pessoas sensíveis.
      Há mta gente gostando do estilo de vida de Cuba e por isso vão lá passar férias. País pobrezinho, mas divertidinho e em paz, mesmo k forçada. Eu gostei das músicas e daquela gente, que tenho certeza k é feliz. Clima bom, não precisam de mta roupa, vão comendo alimentos de k gostam e não caros, bebem, dançam e cantam. Eles e elas se amam, como se o mundo fosse acabar, amanhã. Fidel teve imensas esposas e tem um "batalhão" de filhos e netos-rs.

      Ok, obrigada! Espero k seja já esse fim de semana. O problema vai ser arranjar vídeo para minhas palavras em francês, preferencialmente.
      Minha mãe era professora primária e como uma das irmãs dela foi para França trabalhar mais o marido, ela qdo regressava a Portugal falava francês, pouco cuidado, com as irmãs, que foram aprendendo o básico. Minha mãe, qdo eu frequentava a primária me ensinou um montão de palavras e expressões em francês e duas primas minhas, estudaram perto de Paris e qdo eu ia lá ou elas vinham cá, a gente falava em francês, embora não corretamente.
      Eu aprendi francês, inglês e alemão, mas desse último idioma, sei pouquíssimo, pke só estudei dois anos. Adoro francês e era boa aluna em Línguas.

      JE TE DÉSIRE UNE BONNE NUIT. BIBISES, CHÈRIE AMIE MAY!

      Excluir
  10. Amiga, na festa de 9 anos do blog, você deixou um comentário que gostaria de ser chamada assim é daí em diante, não parei mais, RS...
    Gosto de fazer minhas amigas felizes.
    Beijinhos carinhosos pra minhas duas amigas queridas, CÉU e você.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra!
    É a cidade maravilhosa mesmo e captaste muito bem toda a beleza dela. A última foto é um show.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilani!
      Agora que vi...obrigada, e desculpa a demora em responder.
      Bom domingo

      Excluir
  12. Uma mais linda que a outra! Adoro as de águas! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rio de Janeiro é muito belo mesmo!!!
      Obrigada pela sua visita, chica!

      Excluir
  13. Venho agradecer o comentário que deixou no Refúgio dos Poetas.
    Revi as suas belas fotos e quero registar o facto de lamentar que
    esteja a passar por uma fase menos participativa neste meio de
    comunicação social...
    No A Vivenciar a Vida tenho temas que visam a cultura geral...
    Vamos interagindo e divertindo.
    Beijos, Amiga.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou conhecer essa proposta, Majo. Obrigada pela sugestão.
      Beijos também, amiga!
      Ótimo fim de semana pra você.

      Excluir
    2. Volto a agradecer a atenção e delicadeza que tem com o Refúgio.
      Continuo à sua espera no A Vivenciar... É cultura geral...
      Tenho a certeza que vai gostar.
      Ótimo final de fim de semana.

      Excluir
    3. Olá, Majo
      Boa noite!
      Obrigada por reforçar o convite. Já encontrei o blog que estava bem na minha frente e eu não o via. Coloquei o "A Vivenciar..." na blog rol do meu blog literário Letras Que Se Movem, onde está também o Refúgio.
      Gostei do estilo do A Vivenciar...também e participarei com prazer das propostas.
      Abraços brasileiros e um domingo maravilhoso!

      Excluir
  14. Olá, querida May!

    Passando pra saber de você, agradecer sua visita e gentil comentário e lhe desejar um bom fim de semana.

    Beijos com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo bem, Céu. E você?
      Obrigada e ótimo fim de semana também.
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Sandra,
    Lindas fotos, mas a do grafite, adorei. Logo vou postar a foto da minha professora do 4º ano primário em grafite. Já fiz uma postagem linda pra ela. Tive excelentes professores, isso me valeu pois fiz muitos concursos e nunca fui reprovada.
    Adorei
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Só hoje estou respondendo, peço desculpas.
      Vou aguardar você fazer a postagem da foto em grafite da sua professora do quarto ano. Que bom que foi bem sucedida, bons professores fazem a diferença; de um modo geral aqueles que escolhem ser professores são pessoas idealistas e generosas.
      Adorei sua visita e os comentários também.
      Bjs!

      Excluir
  16. Sandra, quero agradecer sua visita e incentivo ao meu novo blog!
    E chego aqui e me delicio com essas lindas fotos. Que olhar incrível você tem para a fotografia!
    Conheci o trabalho do Kobra numa obra dele em São Paulo. Esse mural está incrível e suas fotos, ponte, água, enfim adorei esse estilo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por vir, dona do Travesseiro de paina. E também pelas palavras que usou, um elogio e incentivo...
      Voltarei para visitar seu novo blog outras vezes e o Travesseiro de Paina, já tô indo lá conhecer.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Olá Sandra.
    Belas imagens de uma sensibilidade e pulso firme que pede uma boa fotografia como um bom tiro, a respiração é fundamental. Detalhes maravilhosos sobre a bela cidade.
    Gosto de fotografias em geral, estas me cativaram.
    Abraços amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Toninho.
      Agora estou focando nas imagens. Também gosto de fotografias em geral, e tenho profunda admiração por quem sabe fazê-las bem... não é sempre que eu acerto, mas vou dando meus clkes.
      Abraços, meu amigo e volte sempre.

      Excluir
  18. Olá, Sandra!

    Tudo bem?
    Eu estou satisfatória, sim, pke nunca estamos a 100%.
    Obrigada por sua passagem por meu blog.

    Beijos e bom fim de semana, tb, pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu!
      Bom saber que você vai bem.
      É sempre um prazer visitar seu blog, obrigada por aparecer por aqui também!
      Bjs

      Excluir
  19. Oi Sandra, como não posso andar e dirigir(dores nos pés), vou pedir a meu filho tirar a foto, como só poderá ser tirada em finais de semana, pois preciso do nome e autorização do grafiteiro.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre haverá tempo. Quando for possível faça as fotos, estou curiosa, Dorli!
      Bjs e boa semana pra você!

      Excluir
  20. Boa noite! Boas fotografias, Eduardo Kobra é génio! Uma cidade assim fica mais atractiva, mais apelativa! Agradecida pela sua inesperada visita.

    Aproveito a oportunidade para lhe desejar Feliz Natal!

    Abraço Natalício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter retribuído a visita e comentado sobre Kobra, realmente um grande artista.
      Também desejo boas festas e um ano de 2019 favorável.
      Um abraço brasileiro.

      Excluir
  21. Olá querida Sandra, td bem?

    Quero dizer que foi muito bom te conhecer neste ano e fazer amizade através do blog, obrigado pelo carinho nos seus comentários, aqui em casa está td bem graças a Deus. Minha mãe tem alguns lapsos de memória, mas é coisa da idade, estamos aqui pra ajudar no que for possível.

    Aproveito para desejar um feliz ano novo pra vc e toda a sua família. Que 2019 seja um ano de renovação verdadeira, de sonhos concretizados e de muitas felicidades pra vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo eu digo, Alecio...desculpas pela demora ao responder, meu amigo!
      Feliz 2019 para você e sua família, que seja um tempo de excelência. Bjs!

      Excluir
    2. E mais um ano , Alécio, pra comemorar a smizade.
      Boas Festas !

      Excluir
  22. Que frase maravilhosa e que belos registos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo de vocês esse comentário se potencializa. Já fui no Palavra Padrão e saí de lá encantada!!!
      Bjs

      Excluir
  23. Maravilloso tu blog tus fotos tienen encantos

    ResponderExcluir
  24. Bellísimas fotografías Sandra, me alegra haber llegado a tu blog. En tu tierra Brasileira tengo yo mucha familia. Todo un placer pasar por aquí.
    Te dejo un beso y se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
  25. Obrigada. Seja também muito feliz, beijos!

    ResponderExcluir
  26. OI SANDRA!
    UM POST ANTIGO MAS, FIQUEI ADMIRANDO AS LINDAS FOTOS E QUIZ COMENTAR.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. O detalhe fotográfico da primeira imagem, chamamos aqui em Belém, de "platibanda". Fiz uma vez, uma série de fotos deste tipo e, se não me engano, deve estar no google fotos. Se eu achar, partilho contigo.
    Abraços, Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Messias!
      Gostaria de conhecer dru ensaio fotográfico
      Obrigada pela sua visita, fiquei feliz👵
      Boas Festas pra você e todos os seus.
      Abraços .

      Excluir

Postar um comentário

postagens mais vistas

VIAGEM AO CENTRO DE MIM